PQQ
já tivemos oportunidade de evocar em pormenor as propriedades excepcionais da pirroloquinolina quinona (PQQ): Trata-se de um antioxidante super potente, até cinco mil vezes mais eficaz do que a vitamina C. É o único nutriente capaz de gerar novas mitocôndrias, até +20%, nas células existentes, incluindo nas células senescentes(células em processo de envelhecimento). Garante por si só a protecção do ADN mitocondrial, de longe o mais vulnerável e o mais exposto ao stress oxidativo.
¤ Foi igualmente demonstrado que a utilização da PQQ desenvolvia uma sinergia particular com a dos dois nutrientes mais validados para optimizar o funcionamento das mitocôndrias existentes: o ácido R-lipóico e a acetil L-carnitina. Pensa-se actualmente que a utilização concomitante de coenzima Q10 permite melhorar significativamente os benefícios derivados da toma de PQQ. O que não é de espantar, dado o papel importante da CoQ10 como carburante mitocondrial para propiciar a respiração celular e aumentar a produção de adenosina trifosfato (ATP).
¤ Estudos recentes mostram em particular melhores desempenhos cardiovasculares e cognitivos quando os dois nutrientes – PQQ e CoQ10 – são associados do que quando são tomados em separado. Não se trata de uma surpresa, dado que o coração e o cérebro são de longe os dois órgãos que consomem a maior quantidade de energia.
¤ Um estudo japonês realizado em 2007 mostrou que a PQQ, tomada em doses de 20 mg por dia, melhorava a memória, a atenção e as funções cognitivas; os desempenhos do grupo que tomou o suplemento de PQQ foram duas vezes superiores aos do grupo que tomou o placebo. A toma conjugada de 300 mg de CoQ10 amplificou ainda os desempenhos nos testes de memória. Conclusão: as aptitudes mentais bem como a qualidade de vida dos sujeitos idosos podem ser melhoradas e o tratamento constitui uma ajuda na prevenção do abrandamento das funções cognitivas nos indivíduos de idade avançada.
¤ Por outro lado, um outro estudo mostrou que a PQQ era mais activa quando combinada com antioxidantes e que, associada à CoQ10, os parâmetros neurodegenerativos eram melhorados e a neurotrofina, factor de crescimento nervoso, estimulada. O mesmo se passa quando a associação PQQ-CoQ10 permite abrandar a degenerescência cerebral, reduzir a formação da placa amilóide (uma das causas prováveis da doença de Alzheimer e da demência) e talvez também a atrofia cerebral (a diminuição do volume do cérebro com o avançar da idade).
A PQQ e a CoQ10, tomadas simultaneamente, melhoram o estado antioxidante e a saúde mitocondrial por mecanismos complementares. Proporcionam também um apoio multiforme às funções cardiovasculares e cerebrais. Melhoram o estado mental e a qualidade de vida dos pacientes idosos e podem ser utilizadas para abrandar ou prevenir o declínio cognitivo dos indivíduos de meia idade.
(O PQQ promove a biogênese de mitocôndrias por ativação de vias de sinalização diretamente envolvidas no desenvolvimento, função e metabolismo energético celular. O PQQ não só protege a mitocôndria do estresse oxidativo, mas promove a geração espontânea de novas mitocôndrias (biogênese mitocondrial) nas células em processo de envelhecimento; aumenta o nível de energia através da preservação da função mitocondrial.
A suplementação de PQQ estimula a produção e liberação de fatores de crescimento de nervos nas células que sustentam os neurônios no cérebro, denominadas células neurogliais, um possível mecanismo para a melhoria da função da memória produzida em seres humanos. Reduz risco de Diabetes tipo 2 e Alzheimer e ativa o sistema imune, promovendo a proteção neurológica em eventos isquêmicos.
O PQQ protege os neurônios, modulando as propriedades do receptor de N-metil-D-aspartato (NMDA), reduzindo assim a excitotoxicidade, uma consequência prejudicial da superestimulação de longo prazo dos neurônios, que está associada à muitas doenças neurodegenerativas.
Nutriente essencial, ele ainda otimiza a função cognitiva, a memória de curto prazo e a capacidade de concentração, por reverter o comprometimento da cognição causado pelo estresse oxidativo.)
Comentários
Postar um comentário